segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Testamentos.

Conhecer a diferença entre AT e NT é fundamental para fortalecimento Fé Cristã.


A Bíblia é dividida ou composta em duas partes o Antigo Testamento que faz referencia as promessas que Deus ao seu povo os Judeus de onde surgiram os Patriarcas, Juízes e Reis, neste tempo as promessas de Deus tinham como única condição o cumprimento das Leis, ordenanças e mandamentos que o Senhor entregou a Moises.

Ora Deus é bom e onisciente, o povo escolhido nesta época necessitava de terras, vencer seus inimigos, necessitava ardentemente de chuva para colheita, neste período Deus fez promessas visíveis e para esta vida, onde todos os povos deveriam conhecer Seu poder e Majestade.

Resumindo, para o povo que optar por cumprir as Leis , ordenanças e mandamentos as promessas de riqueza e prosperidade financeiras, vitória sobre os inimigos, conquistas são verdadeiras mediante o plena obediência das Leis.

Então deus vendo que pelo cumprimento da Leis poucos seriam salvos e com Sua Grande Misericórdia, ofereceu a todos os povos ou outra opção, a meu ver muito mais excelente.

Então Deus enviou seu Filho unigênito para todo aquele que Nele crer não pareça mas tenha a vida Eterna, e vejam que no Antigo Testamento não faz referencia a vida Eterna.

Jesus, nascido sob a Lei, não a revogou, mas a cumpriu em sua totalidade, e o melhor depois de cumprir a revogou, instituindo o Evangelho da Graça, fundamentada na misericórdia de deus e Sua vontade de reconciliar com a sua principal criação, o Homem (homem e mulher).

Mudou o Testador que era Moises e Jesus iniciou e anunciou através do arrependimento a chegada do Reino de Deus que seria alcançado pela obediência aos ensinamentos de Jesus Cristo e seus Apóstolos. Mudando o testador, mudaram as promessas e as condições para se alcançar as novas promessas.

Para os que vivem na Graça, o contentamento é o fundamento para satisfação das necessidades, comida, bebida e abrigo são necessários para nossa sobrevivência e Deus se encarregou de suprir estas necessidades para os que buscarem primeiro o Reino de Deus e Sua justiça, esta promessa material passa muito longe do que se ensina atualmente, incentivando as pessoas a buscarem uma tal benção financeira visando o acumulo de bens materiais.

A riqueza é tão perigosa que Jesus fez varias advertências para os que confiam ou buscam ficar rico, em resumo Ele ensinou que é muito difícil um rico entrar no Reino de Deus, ai fica uma grande controvérsia, os lideres ensinam justamente o contrario, que as pessoas devem buscar bens matérias através de semeadura de dinheiro.

As promessas de Cristo são muito mais excelentes, porem invisíveis e eternas, na Nova Aliança, bens materiais, boa comida e bebida, não é promessas e não se deve buscar, fazer campanhas e semear para colher cem vezes mais bens e riquezas não é parte integrante das promessas de Cristo.

A verdadeira promessa é que o Senhor dará ainda nesta vida, paz, domínio próprio, contentamento, perseverança, mansidão e o principal bem, o amor.


Uma grande mentira muito propagada nas congregações é a afirmação que tudo o tem na Bíblia tem validade, outra é justamente não saber o que verdadeiramente é valido para nos que éramos gentis.

Vejam, e tirem suas próprias conclusões os pregadores da prosperidade baseiam seu ensinamento fundamentados no Antigo Testamento, e apenas fazem pequenas referencias a versículos no Novo Testamento, este é outro perigo, conhecer a bíblia somente por versículos fora de contexto, poucos são os lideres que ensinam como ler e entender a Bíblia, alguns incentivam as ovelhas a lerem a bíblia em um prazo máximo de 1 ano. Um absurdo, levar um ano para ler e conhecer o caráter de Jesus, já os livros publicados pelas congregações, estes devem ser comprados e lidos de imediato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário